O canal de rádio de Natal

Ouvir a emissão da Xmas Radio

Não consegue ouvir? Clique aqui

Música Agora:

Publicidade

Loading…

Donativo

Dispositivo móvel

QR Code


EnglishPortuguese

Início da Xmas Radio em:

É tradição, na Ilha da Madeira, celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas de uma forma um pouco diferente.

De 15 ou 16 de Dezembro até á véspera de Natal, são celebradas as missas do parto.

São, ao todo, nove missas celebradas, na novena que antecede ao Natal.

São sempre celebradas ao fim da madrugada. A razão destas missas madrugadoras, pode ser pelo simbolismo da semelhança com a hora e ambiente em que Jesus nasceu e por Este ser “a luz que nasce para o mundo”, ou por ser esta a hora conveniente para os lavradores que começavam a labuta também muito cedo.

As igrejas enchem-se de pessoas e ao decorrer da missa, são entoados cânticos próprios para a ocasião. Depois da celebração, existe um convívio, onde se reúne uma banda musical entre populares, e cânticos igualmente populares. Para além da alegria da música, as pessoas deliciam-se com comes e bebes, tais como licores, café, chocolate quente e iguarias regionais.

Após o término desta novena, na véspera de Natal, á meia noite, celebra-se a missa do galo (Christmas eve mass).

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda de Jesus Cristo. Uma outra lenda, de origem espanhola, conta que antes de baterem as 12 badaladas da meia noite de 24 de Dezembro, cada lavrador da província de Toledo, em Espanha, matava um galo, em memória daquele que cantou quando São Pedro negou Jesus três vezes, por ocasião da sua morte. A ave era depois levada para a Igreja a fim de ser oferecida aos pobres que viam, assim, o seu Natal melhorado. Era costume, em algumas aldeias espanholas, levar o galo para a Igreja para este cantar durante a missa, significando isto um prenúncio de boas colheitas. Mas isso era antigamente pois agora isso é proibido.

Esta missa é igualmente tradicional na Madeira, enchendo também as Igrejas e são entoados cânticos Natalícios, seguidos por uma pequena encenação do nascimento de Cristo. Após esta celebração, em algumas paróquias, servem comes e bebes e há também um pequeno convívio.

Estas missas são sempre celebradas com alegria e boa disposição de todos os populares.

Partilhar nas redes sociais
0Shares
0 0
Provido por
Sobre o Natal
Facebook
Publicidade