O canal de rádio de Natal

Ouvir a emissão da Xmas Radio

Não consegue ouvir? Clique aqui

Música Agora:

Publicidade

Loading…

Donativo

Dispositivo móvel

QR Code


EnglishPortuguese

Início da Xmas Radio em:

A Ilha da Madeira é particularmente conhecida, pela sua beleza, a gastronomia, o clima, as festividades, incluindo o Natal.

É aqui que esta Ilha, situada no mar Atlântico, ganha ainda mais brilho e cor.

A época Natalícia é sempre vivida com animação e muito brilho, especialmente á noite. A partir do 01 de Dezembro, é quando realmente a magia acontece. Ao cair da noite, a Ilha enche-se de luz, de todas as cores, deliciando as pessoas que passam pelas ruas.

Os presépios estão prontos, as barracas de comes e bebes e até pequenos pontos de venda, de flores e iguarias regionais.

Religiosamente, celebram-se as missas do parto, que tem seu início ao final da madrugada, e acabam com um grande convívio de comes e bebes e até de música e cânticos populares, que animam ainda mais esta celebração.

No dia 24 de Dezembro, na badalada da meia noite, celebra-se a Missa do Galo, que igualmente ás missas do parto, atrai muitos crentes e turistas, pois é uma missa que celebra o nascimento de Jesus Cristo, seguindo com cânticos Natalícios e uma pequena encenação do nascimento de Jesus.

Em termos de gastronomia, existe a tradição da matança do Porco, que habitualmente tem início nos fins de novembro e todo o mês de dezembro.

Não é certo de onde vem esta tradição, mas acredita-se que tenha trazido quando a ilha foi colonizada, por pessoas provenientes do Norte de Portugal.

É uma tradição que reúne os amigos e familiares para um convívio que geralmente dura de ou dois dias. Tradicionalmente há a matança do Porco num dia e no dia seguinte é realizada a “picada “ do porco onde em regra é realizado um almoço de família e amigos.

Um prato tradicional de Natal, muito conhecido na região, é a carne vinho e alhos. Onde a carne de porco é cortada aos cubos e marinada em vinho branco, alhos e outras especiarias, durante 3 a 4 dias, e depois cozinhada e servida na véspera de Natal ou nos dias anteriores.

Na doçaria, é tradição fazer os bolos e broas de mel, O bolo de mel da Madeira, é um bolo típico da doçaria da região. Tal como o nome sugere, é preparado com mel de cana-de-açúcar, remontando as suas origens à época de grande produção de açúcar na ilha.

É uma iguaria tradicional natalícia. A tradição refere que este bolo deve ser preparado no dia 8 de dezembro para que esteja bom no Natal, mas é um bolo que igualmente pode ser feito durante todo o ano.

Para além do mel que pode ser de cana de açúcar ou de figos, o bolo inclui também farinha, fermento, erva-doce, canela, cravinho, nozes, amêndoas, vinho da Madeira e laranja, limão e cidra, entre outros ingredientes possíveis.

Na Madeira os presépios apresentam-se em duas formas: em escadinha ou em rochinha.

A lapinha em escadinha, consiste num pequeno altar de três lanços (a escadinha) que é colocado sobre uma mesa coberta com uma toalha vermelha e, por cima desta, uma outra toalha branca rendada. No topo é colocada a imagem do Menino Jesus nos restantes degraus os pastores e outras figuras de presépio, frutos como laranjas, maçãs, castanhas e nozes e as searas de trigo.

A rochinha ou presépio-lapinha é feito imitando montanhas, vales e grutas. Depois colocam-se as figuras do presépio, casas e igrejas; fazem-se caminhos, lagos, riachos, cascatas e levadas; por fim, colocam-se os frutos e o menino sobre a manjedoura dentro da gruta. Na rochinha, recria-se a paisagem da ilha e as suas tradições. Pelo presépio são colocadas as restantes figuras, onde também participam os pastores e os Reis Magos na Adoração.

É típico da população visitar os diversos presépios que estão em exposição ao púbico em toda a região, onde verdadeiramente encontramos verdadeiras obras de arte.

Partilhar nas redes sociais
0Shares
0 0
Provido por
Sobre o Natal
Facebook
Publicidade